terça-feira, 18 de dezembro de 2007

PCNs, Gêneros e Ensino de Língua:Faces Discursivas da Textualidade

O conceito de linguagem e de ensino privilegiados envolvem indivíduos, história, cultura e sociedade, em uma relação dinâmica entre produção, circulação e recepção de textos, os conceitos de gêneros discursivos e tipologias textuais, feitas as devidas diferenças e observado o diálogo constitutivo que os une, contribuem para um trabalho efetivo com a língua e a literatura, tanto no que diz respeito a suas estabilidades quanto instabilidades, provocadas pelas coerções do uso nas diversas atividades humanas em diferentes momentos históricos.Língua é um sistema de signos específico, histórico e social, que possibilita ao homem significar o mundo e a sociedade.As situações de ensino da língua precisam ser organizadas, basicamente, considerando-se o texto como unidade básica de ensino e a diversidade de textos e gêneros que circulam socialmente, bem como suas características específicas.Produzir linguagem é produzir discursos.Qualquer enunciado fatalmente fará parte de um gênero.Que se pode compreender gêneros discursivos, seu papel em relação às atividades humanas, aos movimentos da linguagem e, consequentemente, seu papel no ensino e no aprendizado de língua, quer na modalidade literária ou não.Não se pode falar em gêneros sem pensar na esfera de atividades em que eles sed constituem e atuam, aí implicadas as condições de produção, de circulação e de recepção.O gênero discursivo diz respeitoàs coerções estabelecidas entre as diferentes atividades humanas e os usos da língua nessas atividades, ou seja as coerções das práticas discursivas.

Um comentário:

Tânia Maria Moreira disse...

Oi, Milena

Sugiro que verifiques o número de palavras que tens usado nos teus resumos, ok?

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Tânia