quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Linguagem, leitura, escrita e livro didático

Linguagem é a capacidade comunicativa que têm os seres humanos de usar qualquer sistema de sinais significativos, expressando seus pensamentos, sentimentos e experiências.Produto e produção cultural nascida por força das práticas sociais, a linguagem é humana, e tal como o homem, destaca-se por seu caráter criativo.
Escrever e ler são funções culturais.A intervenção do professor na aprendizagem da leitura e da escrita é de grande importância, dentro de uma proposta de ensino deverá promover letramentos múltiplos que pressupões conceber a leitura e a escrita como ferramentas de inclusão social. O professor deve procurar também resgatar do contexto das comunidades em que a escola está inserida as práticas de linguagem e os respectivos textos que melhor representam sua realidade, possibilitam as crianças refletirem sobre o processo de construção da linguagem escrita.
O livro didático deve ser usado como um complemento para o professor e não como uso diário.O professor deve ter muito cuidado na escolha destes livros, observando as verdadeiras necessidades dos alunos e sendo crítico estando em constante aperfeiçoamento.

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