quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O fantástico mundo da linguagem

A linguagem é tão importante que sem ela, não seríamos capazes de pensar, pois todo pensamento estrutura na forma de alguma linguagem, seja ela verbal, visual, gestual.Se é impossível conhecer, como destaca a filosofia da ciência, conhecer a realidade “em si”, mas apenas construir uma imagem dela baseada em nossos sentido e em nosso pensamento, e se pensamento é linguagem, então a linguagem é a base para todo o conhecimento humano sobre a natureza e o próprio homem.
Segundo a teoria da torre de Babel, a capacidade humana para desenvolver uma linguagem é produto da herança genética: todos ao nascer, são capazes de aprender qualquer linguagem.A fala articulada resultaria, portanto, de uma lenta evolução a partir de um código primitivo de grunhidos.A primeira descrição minuciosa e sistemática de um idioma foi realizada por volta do século 6 ªc. por um indiano chamado Panini.Como para filósofos e gregos linguagem e pensamento eram a mesma coisa, compreender o pensamento exigia estudar a linguagem.
A grande síntese do pensamento medieval foi feita no século III por São Tomás de Aquino, que adaptou em suma Teológica, as idéias de Aristóteles aos dogmas da Igreja.Ele de certa forma antecipou a concepção metonímica de signo; “o signo é a parte menor, material visível de uma realidade, imaterial e invisível. A linguagem, portanto, seria um sistema racional de descrição da natureza, e seus signos seriam representações adequadas da realidade”.
Saussure opõe “língua e fala”.A língua seria o conjunto abstrato e socialmente partilhado de signos e de regras combinatórias que permite produzir atos de fala, e a fala seria cada produção concreta feita por quem usa a língua.Isso mostra que cada povo expressa através de sua língua uma visão particular do mundo.Assim, a maneira como cada língua recorta o mundo em conceitos influi no próprio modo de pensar de cada povo.
Chomsky pensou que, se fosse possível descobrir o que há de universal na linguagem humana (aquilo que todas as línguas têm em comum), a estrutura do pensamento humano seria obtida a poderia ser adaptada a qualquer língua.Ele partiu do princípio de que a aptidão lingüística é inata, ,de que as estruturas sintáticas de base são finitas e estão registradas na mente humana desde antes do nascimento.O principal evento do período foi a transformação da semiologia estruturalista na semiótica, que pretende ser, mais que uma ciência dos signos, uma ciência da significação da produção dos signos.
A língua evolui porque funciona e funciona porque evolui, o que vale para qualquer linguagem.A função principal da ciência é levar o homem ao conhecimento, abrir sua visão para as novas realidades e alargar seus horizontes mentais.A língua tem sido sempre a principal marca da identidade de um povo e é o que faz lutar por sua liberdade e auto-afirmação.Por isso entender a comunicação humana e seu instrumento, a linguagem é não apenas interessante, mas, sobretudo imprescindível para viver em harmonia.
Setembro de 2000.Ciência Hoje.45

Um comentário:

Danieli disse...

ta muito chique na foto!!
beijão!!