quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A avaliação dos livros didáticos

Seus objetivos básicos são a aquisição e a distribuição, universal e gratuita, de livros didáticos para os alunos das escolas públicas do ensino fundamental Brasileiro.Datam somente do início dos anos de 1990 os primeiros passos dados pelo Mec para participar mais direta e sistematicamente das discussões sobre a qualidade do livro escolar.Em primeiro lugar, em 1993, por meio do Plano Decenal de Educação para todos, assume como diretrizes, ao lado do aprimoramento da distribuição e das características físicas do livro didático adquirido, capacitar adequadamente o professor para avaliar e selecionar o manual a ser utilizado e melhorar a qualidade desse livro, por intermédio da definição de uma nova política do livro no Brasil.
No campo da produção do livro, a divulgação se fez por meio do encaminhamento às editoras de um laudo técnico de cada um dos seus livros excluídos e não –recomendados pelo Programa Nacional do livro Didático.
A partir do PNLD/1999, eliminou-se a categoria dos não-recomendados, e, de modo articulado, acrescentaram-se, aos critérios de exclusão, a incorreção e incoerência metodológicas.Em primeiro lugar, a centralização torna o PNLD, dadas as dimensões do País, assim como dos sistemas públicos de ensino, uma ação dependente de um grande volume de recursos de recursos e organizada em torno de processos de grande complexidade e envergadura.Em razão desses problemas, abrangência do Programa tendeu, desde sua criação, a apresentar limitações, atendendo, em diferentes momentos e de acordo com os recursos disponíveis, a apenas determinada disciplina, séries e redes do sistema público de ensino.
A avaliação pedagógica dos livros ensejou um ampla renovação da produção didática Brasileira, evidenciada tanto pela participação de novas editoras a cada PNLD, com a inscrição de novos títulos, quanto pelo surgimento de uma nova geração de autores, o que revela, em princípio, a preocupação crescente das editoras com a adequação dos livros didáticos.Regularizou-se o fluxo do atendimento e, com o aumento da eficácia dos processos de compra e distribuição alcançada pelo FNDE.
Em síntese, com livros de livros de melhor qualidade nas escolas, o PNLD vem contribuindo para um ensino de melhor qualidade: é uma referência consensual para a produção de livros didáticos e para sua escolha, por professores; vem possibilitando uma reformulação dos padrões do manual escolar brasileiro e criando condições adequadas para a renovação das práticas de ensino nas escolas.Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental observando as determinações da LDB e as Diretrizes Curriculares Nacionais, propõem novos objetivos para o Ensino Fundamental, que devem ser considerados na elaboração do livro didático.
É necessário dispor de um livro didático também diversificado e flexível, sensível à variação das formas de organização escolar e dos projetos pedagógicos, assim como à diversificação das expectativas e interesses sociais e regionais que favoreça a aprendizagem do aluno, no sentido do domínio do conhecimento e no sentido da reflexão na direção do uso dos conhecimentos escolares para ampliar sua compreensão da realidade formulando hipóteses de solução para os problemas atuais. O programa Nacional do Livro Didático PNLD já fez mudanças significativas na avaliação dos livros que foram escolhidos pelos professores e escolas, em 2002.

2 comentários:

Lidi disse...

Oi Miss Pós. Que bonita a foto. hahaha

Estou passando pra inaugurar os comentários e mandar beijos.

Saludos!

Lidi.

Tânia Maria Moreira disse...

Parabéns, Milena! Conseguiste colocar em dia as atividades da disciplina.

Até o próximo encontro,
Tânia